sexta-feira, junho 30, 2006

Para a vida toda

Essa semana ainda estava conversando com uma amiga que anda entristecida com seus diversos problemas conjugais. Ela disse, sem exitar por nem um segundo, que se não fosse por seu filho, já teria resolvido a situação. Seria bem fácil: faria suas malas, tomaria posse de alguns objetos, procuraria outro lugar para morar e um advogado. Fiz questão de recordá-la de que antigamente, quando separação e divórcio não eram tão facilmente resolvidos, as pessoas lutavam para ter o problema resolvido e manter o casamento, a instituição familiar.
Hoje, como tudo anda tão mais fácil e tão mais popular, no primeiro desequilíbrio que se sofre, SEPARAÇÃO aparece em letras maiúsculas e gritantes em nossas mentes. Tudo hoje é descartável, inclusive pessoas e relacionamentos, o que para mim é muito triste. Pessoas casam e têm problemas, sim, isso faz parte. A partir do momento que você se une a alguém, mais cedo ou mais tarde os problemas aparecerão. Mas cada um deveria saber lidar melhor com isso. Por tudo o que tenho visto e prestado atenção, eu vejo que muitas vezes não é o amor que acaba. As pessoas continuam se amando, mas deixam de se entender. Estão sempre prontos à criticar o que o outro fez, o que é uma grande besteira, pois só criticando não vão ajudar em nada. Mais válido seria tomar precaução para que o erro não se repetisse. Mas é sempre aquela velha estória: a culpa SEMPRE é do outro.
A certeza do fracasso é tanta, que muitas pessoas hoje acham que é desnecessário o enlace matrimonial. Acham que isso é uma forma de pressão, insegurança e coisa e tal. Na minha opinião não deixa de ser uma forma de pressão, mas desde que tenha sido decidido pelo casal, foi de livre e espontânea vontade, e acima de tudo, por amor. A pressão chega na hora dos problemas, que não serão nunca resolvidos, mas ignorados e empurrados com a barriga, pois simplesmente se desfarão da pessoa causadora do problema. Um documento assinado que precisa passar pelo juiz para que seja anulado já requer um pouco mais de preparo e paciência, por isso se obrigam a ponderar e procurar por uma solução para que não tenham que se incomodar. Então, sim, ainda acho que matrimônio faz com um casal fique junto por mais tempo.
Eu quero muito casar. Ter um bom marido, que me ame, que me compreenda, que me faça rir, que seja meu companheiro e que acima de tudo me respeite. Que seja alguém com quem eu possa planejar fazer nada no domingo, ou talvez que me ajude a fazer um canteiro de morangos, regar as plantas, levar o cachorro para passear. Quero meus filhos. Quero uma família, enfim. Com tudo o que vem junto: choro, discussão, problemas, mas também alegrias, orgulho e união, uma família de verdade.
Quando eu casar, eu quero que seja para sempre. Imagino minha casa decorada com aquela foto linda do dia do nosso casamento, o nascimento de cada filho, tudo ali. Imagino meus filhos olhando as fotos da mesma maneira que olho as dos meus pais. Mexer em suas gavetas sempre foi minha atividade favorita quando tinha tempo ocioso. Ainda hoje, eu sou quem mais se interessa pelo passado da nossa família.

No dia que bati essa foto, foram lágrimas e sorrisos em igual proporção, durante todo o tempo em que estive na igreja. Eu literalmente vivi cada momento junto com os noivos, que mal podiam se conter de tanta felicidade. Lembro de ter chorado já no início, durante a entrada dos padrinhos. As músicas escolhidas para o casamento simplesmente superaram qualquer expectativa que eu tinha. A primeira que ouvi foi You´ve got a friend, de James Taylor. Nada mais perfeito para um casamento, pois um cônjuge precisa ser acima de tudo um amigo para todas as horas.
Segue a música para os melancólicos como eu...

Artista: James Taylor
Álbum: Mud Slide Slim And the Blue Horizon
Título: You´ve Got A Friend
When you´re down and troubled
and you need a helping hand
and nothing, whoa nothing is going right.
Close your eyes and think of me
and soon I will be there
to brighten up even your darkest nights.

You just call out my name,
and you know wherever I am
I´ll come running, oh yeah baby
to see you again.
Winter, spring, summer, or fall,
all you have to do is call
and I´ll be there, yeah, yeah, yeah.
You´ve got a friend.
If the sky above you
should turn dark and full of clouds
and that old north wind should begin to blow
Keep your head together
and call my name out loud
and soon I will be knocking upon your door.
You just call out my name
and you know where ever I am
I´ll come running to see you again.
Winter, spring, summer or fall
all you got to do is call
and I´ll be there, yeah, yeah, yeah.
Hey, ain´t it good to know
that you´ve got a friend?
People can be so cold.
They´ll hurt you and desert you.
Well they´ll take your soul if you let them.
Oh yeah, but don´t you let them.
You just call out my name
and you know wherever I am
I´ll come running to see you again.
Oh babe, don´t you know that,
Winter spring summer or fall,
Hey now, all you´ve got to do is call.
Lord, I´ll be there, yes I will.
You´ve got a friend.
You´ve got a friend.
Ain´t it good to know you´ve got a friend.
Ain´t it good to know you´ve got a friend.
You´ve got a friend.

Nenhum comentário: