terça-feira, fevereiro 06, 2007

A verdade sobre Peter Pan


Um clássico infantil que por anos deixou que eu me iludisse com a espera de uma história com um final lindo e feliz.


Peter Pan, o menino que não queria deixar de ser criança. Sininho, uma fada perfeita. Capitão Gancho, o terror.


Finalmente eu li o livro e fiquei sabendo de toda a verdade e me senti de certa forma feliz pelo número baixíssimo de crianças que se interessam por clássicos hoje em dia.


Peter Pan nada mais é que uma criança pirracenta, que foge de casa por não querer se transformar em adulto nunca. Mesmo sem se dar conta, ele vira, sim, um adulto, pois a partir do momento que ele foge da casa dos pais ele se mantém por si próprio.

É na Terra-do-Nunca que ele conhece Sininho, a fadinha supersexy e ciumenta, que quase se transforma em uma homicida passional. Também é lá que Peter Pan encontra Capitão Gancho, que antes desse encontro tinha as duas mãos. O menino pirracento lhe corta a mão e a atira aos crocodilos, que perseguem o Capitão até o fim da história, quando Peter Pan o mata de uma vez.

Além da violência explícita em todo o livro, Peter Pan deixa claro a falta de amor por mãe alguma, tanto que ele próprio induz as outras crianças para que fujam de suas casas.

Sinceramente, esse não é o tipo de cultura que desejo aos meus filhos...

Nenhum comentário: