domingo, maio 27, 2007

Notícias amanhecidas



É bom ter como hábito diário a leitura de um jornal. Estar bem informado pode fazer diferença até mesmo naquela conversinha básica de ponto de ônibus, que fica menos sem graça se não for sobre o tempo nem sobre o atraso dos ônibus. Pode se falar da última separação ou casamento entre artistas, sobre política, economia, filmes novos no cinema e até mesmo sobre a seção de comentários do leitor. As opções são muitas.





Ainda assim, é de causar indignação a quantidade e freqüência de erros ortográficos e de informação. Outro dia, um colunista disse que “os PMs não houvem rádio”. Nomes, cidades de origem, datas e até a coluna de aniversariantes apresentam erros, pois foi mesmo fotos com as respectivas mensagens de aniversários são trocadas. É fácil manter o raciocínio de que tudo acontece muito rápido em um jornal e que algo escape, porém, é sábio relembrar a frase popular que afirma que quem faz mal feito, faz duas vezes. Algumas das correções são feitas nas edições seguintes e outras passam despercebidamente.






Fica no ar a dúvida quanto a qualidade dos profissionais que aparentemente apenas correm os olhos por onde se fixarão os olhares dos leitores. Não dar devida atenção no que se faz é também menosprezar o tempo, a inteligência e a atenção de quem lê. Conclui-se que talvez a melhor maneira de manter-se bem informado seja ler o jornal de terça para saber as notícias de segunda, que já terá as esperadas correções...

Nenhum comentário: