segunda-feira, abril 02, 2007

Pode conhecimento ser demais?

A Língua Portuguesa, assim como muitas outras, deriva do Latim. Obviamente, desdes os tempos antigos, ela tem sofrido alterações, o que a caracteriza, hoje, como uma língua harmoniosa e repleta de riquezas, influenciada por diversos fatores.
A complexidade existente na norma culta é reponsável pelos pensamentos dos próprios falantes nativos admitirem que é uma língua tanto quanto difícil, uma vez que nem os mesmos dominam as regras impostas pela gramática. Isso, porém, também acontece em qualquer outra língua, embora quase nunca seja levado em conta.
O estudo da Língua Latina pode ser considerado raro atualmente, no entanto, isso não lhe deveria tomar a importância. Entender ou ter noções de Latim, torna o aprendizado de certas línguas muito mais fácil, pois a organização de algumas estruturas ou o significado de alguns vocábulos finalmente passam a fazer sentido.
Surpreendente é o raciocínio de alguns professores defenderem a inutilidade de uma língua morta como essa, da mesma forma que leigos não entendem o porquê de se estudar Física ou até mesmo Português, quando pretendem trabalhar com Matemática. O fato de pessoas terem opiniões diferentes é justo, aceitável e indiscutível, porém, não é compreensível vir de um professor que conhecimento em determinado assunto é demais e inútil. Ora, se professores não incentivarem o estudo e o aprendizado, seja ele qual for, quem o fará?

Um comentário:

Anônimo disse...

Que super desatualizado esta esse blog! Estou sentindo falta de novidades!!! Beijocas!