domingo, setembro 10, 2006

Vendo o mundo através da janela de um sorriso


Com pouca idade e alguns dentes na boca, vemos o mundo através de nossos sorrisos. É fácil, então, enxergar tudo o que se quer, tudo o que se sonha. Tudo pertence ao futuro, embora nem mesmo dentes nós tenhamos ainda.

Pela pequena ampulheta que fica na estante, vemos a areia escorrendo e o futuro se tornando nosso presente, trazendo consigo nossos dentes tão ansiosamente esperados. Conquistas diárias são comemoradas entre risos, aplausos e muito orgulho, cada uma em sua forma especial.

Quando nos damos conta, já não vemos o futuro. Nossos dentes ali estão e não deixam sequer uma fresta para que espiemos de longe. Conformamo-nos com o que temos descoberto, nos sentimos enfim independentes: somos capazes de nos locomover e nos fazer entender quando necessitamos. Já não nos falta nada.

Doce ilusão que se derrete em um dia de sol forte. Lá está a janela outra vez, entreaberta apenas, mas lá está ela. Raios de luz e energia penetram nossos seres e nos deixam ver de novo, o futuro através de nossos sorrisos.

Outras expectativas são criadas. Nos damos conta de que existe muito mais do que pensamos e passamos a aprimorar nossos conhecimentos. Outra vez nos iludimos com nosso aprendizado e nos enxergamos no ápice da Sabedoria. Buscamos agora só a Experiência para estarmos de bem com a vida.

Repentinamente, vem um vento forte e leva o tapete de debaixo de nossos pés... A queda, de tão alta, nos faz perder os dentes que temos protegido com tanto zelo.

Passamos uma vida achando que o que sabemos é o suficiente, que já não há nada além daquilo. Alimentamos sonhos e os realizamos. Criamos esperanças e as perdemos. Achamos que o futuro já não existe, porém quando menos esperamos, lá estão as janelas abertas mais uma vez, mostrando que a estrada ainda é longa e que a bagagem que se carrega na jornada tem o peso ideal para que cada um possa cumprir o seu caminho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi neguinha!! que lido isso tudo!!
Vai dizer que foi vc que escreveu? Não né? ahahahaha
Tenha uma excelente semana... beijossssss saudades nega!